PSICOLOGIA EVOLUTIVA
(Texto de Jocax e Tamosauskas)

A psicologia evolutiva é o ramo da ciência que pretende explicar o comportamento, os sentimentos e a interação humana a partir do paradigma gene-perpetuativo de vantagens e desvantagens evolucionárias. Este paradigma nos diz que os seres vivos buscam, instintivamente, perpetuarem seus genes: Buscam fazer com que estes sobrevivam e se propaguem ao máximo através das gerações.

Diferentemente das psicologias Freudiana e Junguiana, a psicologia evolutiva tem suas bases alicercadas nas ciências naturais: na teoria evolutiva de Darwin e na genética mendeliana - o neodarwinismo - que lhes fornece uma rigorosa base científica.

Podemos dizer que a psicologia evolutiva surgiu como uma evolução da sociobiologia que foi, por sua vez, a síntese da entomologia e da biologia das populações. A Sociobiologia foi criada por E.O. Wilson com a publicação de seu livro "Sociobiology: The New Synthesis" em 1975.

Wilson foi um dos primeiros a defender que o comportamento social, humano ou não, estaria fortemente ligado aos genes e aos seus interesses perpetuativos. Posteriormente, em 1992, o antropólogo John Tooby e a psicóloga Leda Cosmides publicaram "The Psychological Foundations of Culture" que é considerado o marco inicial da psicologia evolutiva

Textos sobre Psicologia Evolutiva>>