Ética-Futura
Por: Joao Carlos Holland de Barcellos ago/2001


Este eh o terceiro ensaio da trilogia etica :
1-Meta-Etica-Cientifica
2-Gametica
3-Etica-futura

Para entendermos a etica-futura deveremos rever as causas e os fatores que originam uma etica.

Embora etica e moral possam ser pensadas , na maioria das vezes, como sinonimos, frequentemente precisamos
diferencia-las, como por exemplo na Gametica. De outro modo a etica deve ser sempre vista como a formalizacao de uma moral previamente estabelecida, e por isso a moral, em geral, precede a etica.

Eh bom ressaltar que quando a etica surge como uma forma de formalizacao da moral ela tambem passa a ser, para as geracoes que aprendem com ela, atraves da cultura, a origem da moral e, neste caso, pode-se dizer que a etica eh precursora da moral mas em termos historicos a moral eh sempre a precursora.

Neste texto, contudo, poderemos tratar a etica e a moral como sinonimos.

A moral surge naturalmente como uma forma de minimizar conflitos num grupo de individuos que vivem em sociedade. Antes mesmo do surgimento do homem moderno, nossos ancestrais, os homideos, ja viviam em sociedade e por esta razao creio que a origem de grande parte de nossos codigos morais estejam incrustrados em nossos genes.

Podemos constatar isso observando o comportamento de outras especies. Em macacos, por exemplo, os individuos de um grupo sabem quem eh o Lider, o elemento alfa, e que devem respeita-lo para evitar piores consequencias. Eh uma forma primitiva de regra moral. 
Muitos animais demarcam seu territorio com determinados odores para evitar que outros, da mesma especie, adentrem sua area. Estes tipos de comportamentos podem ser pensados como codigos morais que devem ser respeitados para que nao hajam conflitos. Assim, podemos perceber que a moral esta sempre acompanhada de uma punicao aos que nao a respeitarem sem a qual ela deixara de ser seguida.
Nas sociedades humanas a etica evoluiu bastante. A etica foi extensivamente catalogada e normatizada dando origem aas leis. Em nossa sociedade ja nao eh mais necessario demarcar o territorio com sinais olfativos das glandulas de seu proprietario. Existem contratos escritos e assinados que marcam, de maneira analoga, o direito de posse. O Direito surge como consequencia direta da normatizacao da moral. O Direito eh a etica documentada.
A etica nao evoluiu somente na extensao e no modo moderno de demarcarfronteiras entre o que eh certo ou nao eh. Com a evolucao da capacidade cerebral, determinadas acoes podiam ser avaliadas, e julgadas, atraves das consequencias que delas se derivassem. As avaliacoes eticas deveriam estar sempre baseadas num criterio objetivo por isso a etica futura estara portanto lastreada pela "Meta-Etica-Cientifica".
Eh importante notar que este padrao medio de avaliar as consequencias de uma acao, e que depende da inteligencia media do grupo, eh que ira determinar quando um dado ato eh ou nao etico ou legal.
Pessoas com deficiencia mental, por exemplo, sao sempre absolvidas de quaisquer atos danosos que venham a praticar pois sua inteligencia deficitaria as impedem de avaliar as consequencias de seus atos. 
Como a capacidade de avaliar consequencias eh fruto direto da inteligencia, entao,a responsabilidade deveria ser, a rigor, uma propriedade individual e,sendo assim, o julgamento etico deveria ser aplicado dentro do contexto da individualidade pessoal que poderia variar de uma forma quase continua,como o eh a variabilidade da inteligencia entre os individuos de um grande agrupamento humano. 
Alem da etica abarcar o julgamento sobre acoes tomadas a partir da previsibilidade de suas consequencias, abre-se tambem um novo ramo, pouquissimo explorado, mas tambem fruto da evolucao intelectual humana: A responsabilidade por omissao. 
A Reponsabilidade por Omissao surge do dever que temos de nos preocupar nao somente com as consequencias de nossos atos mas tambem com as consequencias de nosso nao-agir, das escolhas que nao fizemos. Ao escolhermos uma acao e nao outra somos responsaveis por decidir sobre um leque de consequencias e nao outro. E estas avaliacoes deverao ser basedas sempre na Meta-Etica-Cientifica. 
A responsabilidade por omissao nao eh tao explorada e detalhada como a responsabilidade pela acao porque pressupoe a necessidade de muito mais inteligencia do que aquela necessaria para avaliar consequencia de atos ja escolhidos. Eh muito mais dificil saber quais acoes poderiam ser tomadas e avaliar qual seria a melhor delas, ou ao menos mah, do que apenas avaliar uma unica ja escolhida pois, para cada uma das acoes possiveis, uma estimativa de avaliacao de suas consequencias deveria ser feita. Soh assim poderia-se saber qual seria a melhor escolha. 
Contudo, dentro de uma especie no qual o QI medio da populacao sobe inexoravelmente a cada geracao, a etica nao podera ficar para tras. A Etica-Futura pretende que acoes nao executadas, escolhas nao tomadas, sejam parte integrante da etica e da responsabilidade de seus agentes assim como o eh hoje a responsabilidade pela consequencia das acoes ja tomadas. 
Podemos comparar a etica futura com a etica tradicional com uma sentenca:
A ETICA TRADICIONAL SE PREOCUPA APENAS COM A RESPONSABILIDADE PELA DIMINUICAO DA FELICIDADE DO SISTEMA AO PASSO QUE A ETICA FUTURA SE PREOCUPA TAMBEM COM A RESPONSABILIDADE PELO AUMENTO DE FELICIDADE DO MESMO SISTEMA.
Alguns exemplos elucidarao o novo paradigma:

1-Um homem rouba 100 milhoes do erario publico. Sua pena deveria ser maior ou menor do que alguem que roubou de uma empresa particular? E em relacao ao crime por assassinato ?
Resposta: Segundo a Etica futura, sua pena deveria ser maior do que se roubasse uma instituicao privada e tambem maior do que alguem que cometeu um assassinato. Isso por que este montante de dinheiro, sendo parte do erario publico, poderia ser utilizado para salvar milhares de vidas que sao diariamente ceifadas pela fome ou por deficiencias na area de saude.

Sabe-se atualmente que morrem, por exemplo no Brasil, dezenas de criancas por dia por desnutricao. Se com 10 mil reais seria possivel salvar esta crianca da morte entao, estes 100 milhoes roubados poderiam salvar da morte certa cerca de 10 mil criancas. Isso significa que este dinheiro roubado permitiu a morte de muita gente que de outro modo poderia ter vivido. E por isso a pena deve ser maior do que a de um assassinato.

2-Vc pode ser responsavel pela vida que deixou de existir.Essa questao eh mais polemica mas pode ser abordada pela Etica-Futura tambem. Para entende-la considere 2 situacoes de uma mesma situacao inicial hipotetica: 
Estado Inicial : Uma familia sem filhos.

Estados Finais possiveis:
Estado A : Uma familia sem filho e com uma penalidade a cumprir.
Estado B : Uma familia sem filho e sem nenhuma penalidade a cumprir.
Estado C : Uma familia com filho.


A situacao ou estado A poderia ser conseguida da seguinte maneira : 
A familia resolveu ter um filho e estava feliz com ele, mas qdo ele ainda era pequeno, por uma displicencia , a crianca veio a falecer o que lhe ocasionou uma condenacao judicial.
A situacao B poderia ser : A mesma familia, que poderia ter um filho, e que no entanto resolveu nao ter nenhum.

Podemos notar que o que difere a situacao A da situacao B eh o fato de que a familia resolveu ter um filho. Note q na situacao B a familia nao sofre nenhuma penalidade.
Eh interessante notar tambem que para um julgador de fora, que conheceu a familia no estado inicial, quando observa a familia na situacao A, ou na situacao B, sem saber o q aconteceu, para ele nada mudou pois a familia estava sem filhos antes e permaneceu sem filho depois.

Na situacao C a familia decidiu ter um filho e este sobreviveu e a familia esta feliz.

Disso podemos observar 2 coisas interessantes : 
Embora na estado A e no estado B a familia tem o *mesmo numero* de integrantes, existe uma punicao etica a ser cumprida. 
E, enquanto no estado B e C existe uma vida a mais, no entanto, nao ha nenhuma punicao etica entre eles.

Mas, pela Etica Futura a escolha pela familia dos estados B ou C sao de responsabilidade dela e se a familia escolheu o estado B ao inves do estado C ela tambem eh responsavel pela vida que DEIXOU de existir. Por isso ela eh culpada por esta vida que nao existe e poderia ter existidor. 
Aqui podemos perceber que a etica tradicional atua a posteriori, em casos onde as acoes ocorreram e, mesmo que estas acoes nao mudassem o estado do sistema, poderia haver a culpabilidade. A etica tradicional nao atuaria na escolha entre os estados B e C. A ETICA TRADICIONAL SE PREOCUPA APENAS COM A DIMINUICAO DA FELICIDADE, eventualmente unindo acoes que venham a diminuir a felicidade do sistema. Ja a etica futura se preocuparia com as escolhas tomadas que resultariam no estado B ao inves do C pois A ETICA FUTURA SE PREOCUPA TAMBEM COM O POSSIVEL AUMENTO DA FELICIDADE, eventualmente punindo acoes que tivessem impedido o aumento da Felicidade do sistema. 
Claro que a etica futura, do modo que eu a esbocei, eh apenas uma etica *embrionaria* e muita coisa ainda tera que ser desenvolvido sobre ela.

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